O LabCidade da FAUUSP tem realizado diversos estudos sobre os modos de mapear a COVID-19 no território de São Paulo.
Inicialmente, eles demonstraram como alguns mapas escondiam informações e impossibilitavam a elaboração de políticas públicas efetivas de combate à pandemia.
Para ampliar a discussão e na palavra dos próprios pesquisadores "no sentido de contribuir e incidir sobre as políticas públicas emergenciais necessárias", eles trazem novas alternativas através de mapas para compreender a difusão espacial da COVID-19 em São Paulo.
O mapa interativo a seguir foi feito a partir das informações antes disponibilizadas via DATASUS, quando os dados gerados eram oferecidos em formato aberto. Junto dele, foi realizada uma série de outros mapas que ajudam a compreender a disseminação do vírus no território paulista.
- Para ver os outros mapas criados pelo laboratório, clique aqui.
Infelizmente, como os próprios pesquisadores afirmam, alguns dias após a divulgação deste trabalho, o Ministério da Saúde retirou as informações do seu portal de dados abertos, o DATASUS. "Essa mudança dificulta ainda mais a compreensão sobre a disseminação da pandemia no território brasileiro, limitando inclusive a formulação de estratégias adequadas para seu enfrentamento".
Para mais informações, acesse o site do LabCidade.